Panela de Pressão - Boa leitura !






                                          

* Panela de Pressão sem mistérios *

A água ferve normalmente a 100º C, ao nível do mar e num recipiente aberto. Qualquer que seja o tempo que a água demore para ferver nessas condições, a temperatura continuará a mesma. Se você mantiver alta a chama de gás, depois que a água já estiver fervendo, estará apenas desperdiçando gás. O que estiver dentro da água levará o mesmo tempo para cozinhar. O excesso de calor produzirá apenas a evaporação mais rápida da água. É possível, entretanto, tornar a água mais quente que 100º C, aumentando a pressão. É o que fazem as panelas de pressão. Como são recipientes fechados, conservam o calor e a pressão aumenta. Nessas panelas, em vez de ferver a 100º C, a água (e o vapor) atinge temperaturas mais altas, cerca de 120º C. Evidentemente a carne, batata e feijão ou qualquer outro alimento cozinham muito mais depressa. Como o vapor exerce uma pressão considerável, as panelas possuem válvulas de segurança que funcionam quando a pressão atingir um ponto perigoso.O alimento é colocado na panela, como uma certa quantidade de água. A panela é fechada e levada ao fogo. O calor da chama aquece toda a panela, elevando a temperatura da água até que ela ferva. Como a panela é totalmente fechada, o vapor d’água que se vai formando não pode dispersar e a pressão interna da panela aumenta: torna-se maior que a pressão atmosférica.O aumento da pressão faz com que a água no interior da panela entre em ebulição, a uma temperatura acima de 100º C. A pressão do vapor d’água, porém, aumenta até certo limite. Superado esse limite, ela se torna suficientemente elevada para que o vapor levante o pino da válvula central e comece a sair da panela. A partir desse momento, a pressão do vapor se estabiliza porque é controlada pelo escapamento do vapor através da válvula. Em conseqüência, a temperatura no interior da panela também não aumenta mais
A panela de pressão foi inventada pelo físico francês Denis Papin, que publicou em 1861 uma descrição do equipamento, denominando-o digestor. Numa reunião de cientistas da Royal Society, Papin demonstrou que o seu invento era capaz de reduzir ossos a gelatina comestível. Atualmente, esse recipiente é empregado não só nas tarefas domésticas, mas também nos hospitais (sob a forma de autoclaves para esterilizar material cirúrgico), na industria de papel (como digestor para cozer polpa de madeira) e nas fábricas de conservas alimentícias.

No cozimento da polpa de madeira, por exemplo, a pressão obtida por um digestor possibilita reduzir as lascas até que as fibras se soltem o suficiente para fabricar o papel. Nos hospitais, as altas temperaturas das autoclaves permitem esterilização mais segura. Nas fábricas de conservas, o cozimento sob pressão garante melhor preservação dos alimentos, eliminando maior número de bactérias.


Na figura acima você tem um esquema de uma panela de pressão: ela tem uma tampa, vedada com uma argola de borracha; no centro da tampa há uma válvula, que é mantida fechada por um pino relativamente pesado, mas que pode movimentar-se para cima, permitindo a abertura da válvula; há também uma válvula de segurança, que só abre em situações extremas, quando a válvula central estiver entupida e houver perigo de explosão.








Cassoulet rápido


Ingredientes

meio quilo de feijão branco

1 colher (sopa) de óleo

2 cebolas picadas

2 dentes de alho amassados

1 gomo de linguiça calabresa em rodelas

1 cenoura em rodelas

1 peito de frango desfiado

 meia colher (sopa) de sal

Sobre a receita:

Rendimento

12 porções

Categoria da receita

prato principal

Tipo de prato

cereais e leguminosas

Tempo de preparo

40 min

Tempo total de preparo

2 h 40 min

Nível de dificuldade

fácil

Custo

$ - Baixo

Valor calórico

219 kcal/porção


O cassoulet é uma
especialidade da culinária
francesa. Pode ser preparado
com outros tipos de carne,
como carneiro e pato.


Modo de Preparo

Deixe o feijão de molho em água por cerca de 2 horas. Escorra

a água. Em uma panela de pressão, aqueça o óleo

e doure a cebola e o alho. Junte a linguiça e deixe dourar.

Acrescente dois litros de água, o feijão, a cenoura, o frango, e o sal.

   Tampe a panela e cozinhe por cerca de 30 minutos, após iniciar fervura, em

fogo alto. Desligue e espere sair a pressão. 

Sirva e se delicie numa noite de friozinho.